Pedro Abrunhosa

  
ANTONIO CASADO
GUITARRA

Nascido em Ourense em 1977.

 

Faz sua primeira gravação em estúdio em 1999 com a jovem banda Salty Water, que em poucos meses de existência se tornaria alvo de várias multinacionais como a Sony ou a Warner Music. O grupo desfez-se em 2001 e Casado mudou-se para Madrid. Durante esta fase, começa a contactar com a cena musical na capital espanhola e a tocar em várias formações habituais no circuito de salas da cidade. O guitarrista de blues de renome Francisco Simón descobre Antonio e oferece-lhe substitui-lo em várias ocasioes na banda do programa histórico de Tele 5 Caiga quien Caiga, juntamente com o Maestro Reverendo. Meses mais tarde iniciou uma carreira prolífica como músico de estúdio para diferentes artistas e editoras que continua até aos dias de hoje, trazendo a sua guitarra para inúmeras produções em estudios de prestígio internacional como PKO ou MusicLan.

 

Em 2003, retorna à sua Galicia natal onde começou um período de 10 anos como jornalista nos principais jornais da região (Faro de Vigo, La Voz de Galicia) e várias revistas de música como Mondosonoro e Rolling Stone. Ao mesmo tempo, cria o seu próprio projeto, The Cornelius, juntamente com companheiros de bandas passadas e continua a sua carreira como músico de estúdio participando em mais de uma dúzia de álbuns, chegando alguns deles aos tops de vendas em Espanha.

 

Como guitarrista e compositor dos The Cornelius, gravou três álbuns entre 2007 e 2013, "Greatest Hits", "1960" e "Walking in Circles" e co-escreveu a canção do 125º aniversário da Coca Cola, "Everything is Alright". Durante esses anos, alcançou alguns dos prêmios de música pop mais importantes em Espanha e fez várias digressões por todo o país, partilhando o palco com artistas como Arcade Fire, Echo and the Bunnymen, Morcheeba ou Manic Street Preachers. Em Estúdio trabalha com grandes engenheiros de renome internacional como Adrian Hall (Robbie Williams, Black Eyed Peas, Alicia Keys ...), Tatsuya Sato (Michael Jackson, Madonna, Rihanna ...) ou Mick Glossop (Van Morrison, John Lee Hooker, Frank Zapppa ...), produtor do segundo álbum da banda.

 

The Cornelius termina em 2014 e Casado muda o seu domicílio para o Porto, onde não muito tempo depois colabora com alguns dos mais famosos músicos da cidade como Hugo Danin, João André, Claudio Souto ... etc. Também a nível nacional com Pedro Tatanka (The Black Mamba), com quem compartilha o projeto North South Blues Connection e participa no Porto Blues Festival.

 

Colabora como guitarrista de Alberto Indio e acompanha Diana Martinez & The Crib, banda que com apenas um single divulgado "That’s just how we do it" se mantém por meses no Top 20 da Rádio Comercial e divide o palco com artistas como Lenny Kravitz, John Legend e Jamie Cullum.

Em agosto de 2015 juntou-se a Pedro Abrunhosa & Comité Caviar.

voltar
Copyright © 2013 Pedro Abrunhosa
Sponsored phneutro  ::  By INOVAnet